Feliz em tê-los por aqui!

Sou a Karina, proprietária da Office Artes.
Sou formada em Administração, casada e mãe de dois filhos, Gabriel, de 16 anos e Mariana de 12.
Aqui, cada peça é feita por mim, de forma artesanal, com todo o carinho e dedicação que você merece, feita de acordo com sua história para torná-la especial e única.

Sejam muito bem-vindos!

O Scrapbook

Hoje trago um tutorial um pouco diferente do que estou acostumada, falarei sobre o scrapbook e suas ramificações.

O Tutorial na versão inglês e português, você encontra no site da Boutique Cute Doll.

Obrigada Suzana Brito, que contribuiu com o Scrapbook Artesanal, saiba mais sobre trabalhos dela aqui
Obrigada Marcia Carvalho, que contribuiu com o Scrapbook Digital, saiba mais sobre os trabalhos dela aqui.



O Scrapbook

Definição

scrapbook é uma terminologia em inglês para definir um livro com recortes, é entretanto uma técnica de personalizar álbuns de fotografias ou agendas com recortes de fotos, convites, papel de balas e qualquer outro material que possa ser colado e guardado no interior de um livro.
O scrapbook, assim como a colagem, consiste também em atividade para a composição de memórias e recordações mediante o uso de fotografias. É um passatempo de decorar se aplica também a cartas, poemas, convites entre outros. Este hobby possui muitos adeptos. Só nos Estados Unidos se estima que existen mais de 25 milhões de entusiastas

História
Uma das primeiras aparições pública do que se conhece por scrapbook consta de 1769, quando o escritor William Granger publicou a história da Inglaterra. Neste, ele incluiu desenhos, textos e algumas páginas em branco, onde o próprio leitor podiam criar seus próprios comentários e ilustrações. Também, um do mais conhecidos exemplos foi de Thomas Jefferson. O presidente guardou e reuniu recortes de jornais e revistas durante o período que durou seu mandato na Casa Branca (1801-1809). Muitas pessoas se tornaram adeptos desse estilo, e neste mesmo período, começaram a criar scrapbooks mais elaborados. (Wikipédia, a enciclopédia livre)

Pesquisando o trabalho de várias scrappers, tanto nacional/Brasil, como internacional, poderá ser uma forma divertida de ganhar inspiração para seus próprios projetos .

Ramificações do Scrapbook:
  • scrapbooking artesanal são usados vários materiais como papel, cola, fitas, enfeites (ilhós, botões, bailarinas, linhas, flores de materiais variados) tintas, carimbos, adesivos etc. Infelizmente o custo desse é alto pois a maioria dos materiais utilizados são importados. E se você errar, dificilmente poderá reaproveitar os materiais.

Feito por Suzana Brito




  • scrapbooking digital é muito similar ao scrapbooking artesanal, com a diferença que no primeiro você pode criar seus layouts no computador usando produtos específicos para scrapbooking digital. Mas a finalidade de ambos é exatamente a mesma: preservar memórias de maneira criativa e linda. Você pode montar álbuns completos com o mesmo kit digital. (Loreta Labarca)
    O scrapbooking digital oferece vantagens sobre o artesanal, porque irá precisar de 3 coisinhas simples: Computador, programa Gráfico/edição de imagens e o kit digital.Programa gráfico: o Photoshop, o mais utilizado p este tipo de trabalho ou  ainda (Photoshop elements, Paint Imaging Pro, Paint Shop Pro)

feito por: Marcia Carvalho


Kits Digitais (compostos por papéis e elementos) são de um custo baixo sem contar que tem vários sites que disponibilizam de forma gratuita, podendo com o mesmo kit criar páginas diferentes. Você poderá editar seu trabalho como quiser. Depois de pronta é só mandar imprimir.


  • scrapbooking híbrido, significado - Híbrido é também o que participa de dois ou mais conjuntos, gêneros ou estilos. Considera-se híbrida a composição de dois elementos diversos , reunidos para originar um terceiro .(Cris Oliveira)




Portanto é a mistura do: scrap digital e scrap artesanal. Você poderá criar layouts de scrap, cartões, convites, lembrancinhas, embalagens charmosas e uma infinidade de possibilidades em papel. Usando da criatividade, o trabalho é surpreendente.

Materiais básicos para o scrap Artesanal e Hibrido  - Base de corte, tesoura, estilete, régua de aço ou alumínio, cola, fita dupla face, fita banana, papéis decorados ou lisos, e uma infinidade de outros produtos que com o passar do tempo se tornam básicos para qualquer projeto


É um trabalho fascinante,  gratificante e que você expressa todo seu sentimento.


Fontes: Wikipédia, a enciclopédia livre,  Karina Urso, Cristina Oliveira, Loreta Labarca.

Gostou?  Tem sugestões para os próximos tutoriais?  Deixe aqui registrado.
 

Formulário de contato- não apagar

Nome

E-mail *

Mensagem *

Office Artes - Papelaria Criativa | Desenvolvido por Onze Web.